Quem sou eu? Descobrir... Galileu Galilei - atividade 3º/ 4º Anos

GALILEU GALILEI

Atividade baseada no documento "Atividades para aprender com a Biblioteca Escolar", pág. 38, no âmbito da literacia da informação, em articulação com as professoras dos 3º/ 4º anos Centros Escolares do AESCD, pretendeu-se, com ela, levar as crianças a conhecer a vida e obra de Galileu Galilei, realizar pesquisas em linha de forma orientada, perceber as limitações da pesquisa em linha, elaborar uma biografia.

Em primeiro lugar, a atividade é apresentada aos alunos.
Seguidamente, a turma é dividida em três grupos de trabalho. A cada um é atribuído uma página Web para pesquisar informações sobre Galileu Galilei:
• Instituto Superior Técnico (http://e-escola.tecnico.ulisboa.pt/personalidades.asp?nome=galilei-galileu);
Dotados dos documentos de avaliação das páginas web, em vigor neste Agrupamento, e de registo da informação recolhida de forma orientada, os alunos deverão selecionar a informação que considerarem pertinente para completar a biografia de Galileu Galilei. (clicar para aceder aos documentos)

Depois de os alunos concluírem que não conseguiram ter acesso a toda a informação necessária para o preenchimento integral do mapa conceptual, serão convidados a explorar a obra Galileu Galilei: “e, no entanto, ela move-se”, de Paula Cardoso de Almeida. 


Os alunos serão levados a descobrir que, apesar das óbvias vantagens de aceder à informação através da Internet, essa é uma ação complexa que exige uma boa capacidade de gestão da informação e que deverá, sempre que possível, ser suportada por várias fontes e complementada com outras obras disponíveis (livros em suporte papel ou digital; revistas...).

Diversificando as fontes de informação, foram vistos, ainda, estes dois filmes:






Para finalizar a atividade, solicita-se aos alunos que redijam a biografia de Galileu Galilei, preenchendo um texto com base nas informações contidas nas informações recolhidas. Neste trabalho, os alunos deverão referenciar a bibliografia utilizada, utilizando os documentos em vigor no AESCD.
Consultada a infografia aconselhada, foi produzido o documento com as informações essenciais a partir das quais se construirá a biografia. Consultar o documento aqui.
Finalizando a tarefa, os alunos, em trabalho orientado de sala de aula, redigiram a biografia de Galileu Galilei. Eis a do Centro Escolar Norte e a do Centro Escolar Sul.