Projeto “Pelo nosso planeta – TRAPS” - 3º/4º Anos do CES

No âmbito da 14ª edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho - Ciência na Escola, a Biblioteca Escolar do Centro Escolar Sul, junta-se ao Projeto “Pelo nosso planeta – TRAPS”, estimulando situações de aprendizagem em articulação com os professores nos conteúdos das áreas de Estudo do Meio, Educação Musical e Educação Física.

 Ações a desenvolver e impactos esperados
- Sessão de apresentação, na BE, do projeto e suas fases: observação direta da existência anormal, no Centro Escolar do Sul, de uma comunidade de moscas e vespas velutinas; pesquisa, com os recursos da BE; recolha de matéria-prima (envolvimento das famílias); fermentação da fruta; construção e colocação de armadilhas; observação direta dos resultados; divulgação e estudo do impacto das ações na comunidade.
- Sessão de pesquisa de informação sobre insetos – mosca e vespa velutina -, fermentação da fruta, armadilhas para insetos utilizando todos os meios de acesso à informação existentes na BE, em articulação com as docentes das turmas na disciplina de Estudo do Meio - “Plantas, insetos, animais/ estudo de insetos/ comparar e classificar plantas (raiz, caule, folhas, reprodução, crescimento) / utilidade das plantas/ a importância da polinização no planeta”. Produção de textos sobre a informação recolhida (Clicar AQUI para aceder ao documento).
- Sessão em articulação com a docente de Inglês – tradução dos textos produzidos para a língua inglesa, utilizando os dicionários, nos seus vários suportes, existentes na BE (Clicar AQUI para aceder ao documento).
- Sessão em articulação com o docente das turmas no domínio da Expressão Plástica (concurso fotográfico) – aos alunos será divulgada uma pequena apresentação pela qual se pretende criar alguns conceitos de educação estética orientando o seu trabalho fotográfico posterior. Em grupos, os alunos consultarão os livros e sites sobre arte e fotografia existentes na BE e registarão algumas conclusões.
- Sessão em articulação com o docente de Educação Física – os alunos sentam-se em grupos e consultam os vários livros, assim como sites, com o objetivo que daí retirarem ideias e diretrizes com as quais irão construir o jogo “Caça inseto”. Ser-lhes-á fornecido, igualmente, o conjunto de jogos educativos que a Biblioteca possui para que possam influenciar-se sobre o tipo de materiais e soluções estéticas a empregar na construção do jogo. Desta sessão, far-se-á registo.
- Sessão em articulação com o docente de Educação Musical – os alunos, sentados em grupos, consultam sites e os livros de música existentes na BE. Ser-lhes-á fornecido, também, o conjunto de CDA acompanhantes dos livros e revistas, de modo a poder influenciar-se na criação de um Hino deste Projeto. O Hino produzido será, numa sessão posterior, gravado em podcast e publicado na plataforma digital onde ficarão alojados os produtos das várias sessões.