O projeto “Construir a história A Maior Flor do mundo”





O Projeto "Construir a história A Maior Flor do mundo" nasceu da necessidade de diversificar atividades para uma turma tão especial como 0 10ºF.
Um grupo alunos de diferentes turmas do ensino secundário com Currículo Específico Individual.


Este projeto desenvolveu-se em 4 etapas:

1ª etapa - atividades desenvolvidas na aulas de Português, visando sobretudo trabalhar a leitura e a escrita funcionais direcionadas, particularmente, para a realização de tarefas práticas do quotidiano. Mas foi-se além...Conhecendo o perfil destes alunos, que apelam ao seu sentido criativo e criador, proporcionou-se o visionamento do filme " A Maior Flor do mundo", de Pancho Casal, baseado no conto homónimo de José Saramago, e foi planificada e construída uma história. 
2ª etapa - nas aulas de Oficina de Artes procederam à ilustração da história e do retrato do autor.
3ª etapa - na Biblioteca receberam formação nas ferramentas "Photo Story" - para a criação do video com o trabalho final; "Calameo" - para apresentar os alunos e o folheto sobre a história e a biografia de José Saramago e "ThingLink" - para apresentar o trabalho final.
A Biblioteca disponibilizou alguns tutorias existentes na WEB:

A par desta formação os alunos também aperfeiçoaram o seu saber fazer, usando o processador de texto Word, para digitar os testos que integram o trabalho final.
4ªetapa - procedeu-se à organização dos trabalhos realizados congregando a escrita, a ilustração e a leitura/gravação da história que acima se apresenta.

-----------------------------------------------------------

Estas atividades foram planificadas em conjunto com as docentes de Português e Oficina de Artes em articulação com a Biblioteca Escolar [v. Planificação]

---------------------------------------------------------------------

Conclusão: Apesar de, efetivamente, o trabalho com estes alunos obedecer a uma dinâmica muito especifica, é gratificante perceber que é possível aprender, criar e partilhar conhecimentos e vivências de um modo tão significativo.
É cada vez mais importante que a Escola ofereça aos alunos oportunidades de conhecer e aprender por meio de uma das principais linguagens da atualidade: a linguagem cinematográfica.

O seu uso, como prática educativa, facilita significativamente o diálogo entre os conteúdos curriculares e os conhecimentos mais gerais.

Por intermédio da leitura e análise de imagens e de ferramentas utilizadas pelo cinema, o trabalho com essa linguagem, entre outros aspetos, contribui para o desenvolvimento da compreensão crítica do mundo e das novas tecnologias, tendo em vista os benefícios que proporciona à formação do aluno.