Semana da Leitura 2016 - À conversa com o escritor Ricardo Mota





Com o romance Fredo, Ricardo Fonseca Mota, sagrou-­se como vencedor da 8ª edição do Prémio Literário Revelação Agustina Bessa­Luís, por unanimidade do Júri, presidido por Guilherme D`Oliveira Martins.
Fredo – na avaliação do Júri ­ “é um romance de aprendizagem da experiência da relação com os outros”. 

O autor, nascido em Sintra, “cresceu em Tábua e acabou de crescer em Coimbra”, como refere. Descreve a história do romance Fredo como sendo “ um exercício criativo, que surge após uma viagem pela solidão, um elogio às histórias acumuladas por detrás de cada rosto, uma interrogação acerca do destino”. 
Ricardo Fonseca Mota, com o pseudónimo Ricardo Agnes, publicou o livro de poesia In Descontinuidades (2008), bem como textos nas revistas Oficina de Poesia nº11 (2009), Via Latina nº6 (2009), Rua Larga nº25 (2009), Via Latina nº8 (2011). É um dos fundadores do Grupo de Expressão Dramática InterDito, para o qual escreveu vários textos incluídos nas peças “Sentir Tudo de Todas as Maneiras” e “Self­Service”. Escreveu para projectos musicais e participou em diferentes exposições artísticas individuais e colectivas. Venceu o concurso i(M)agos – manifestações da imaginação, na categoria de escrita criativa/ poesia (2008) promovido no âmbito da Semana Cultural da Universidade de Coimbra. 
Fredo é o seu primeiro romance.

Bem-haja Ricardo pelas palavras ditas e os conselhos dados aos nossos alunos que de certeza nunca os irão esquecer.