Métodos e Técnicas de Estudo - Sessão para pais




Considerando imperiosa a necessidade de a Escola e a Família caminharem em paralelo, no sentido de auxiliar o desenvolvimento da criança/jovem, de uma forma integral, melhorando a perceção de si, mobilizando competências que lhe permitam uma resposta adequada aos desafios que a sociedade vai apresentando, o Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão deu início ao Programa Escola de Pais, que visa apoiar os pais na resposta aos desafios com que se confrontam e a promoção de contextos facilitadores de uma parentalidade positiva.

Durante o mês de janeiro, as psicólogas do AESCD (Susana Santiago - 4º, 5º e 7ºanos) e da Autarquia (Tânia Ricardo - 4ºano) exploraram a temática “Métodos de Estudo”, junto das turmas, com o objetivo de dotar os alunos de estratégias que lhes permitam rentabilizar o seu esforço e, acima de tudo, motivá-los para o estudo, contrariando a falta de expectativas face à escola. Este trabalho irá continuar durante o ano letivo, orientado pelos professores bibliotecários e os professores titulares/diretores de turma.

Sendo a Família uma célula fundamental na formação/educação dos alunos, no passado dia 29 de janeiro realizou-se a primeira ação destinada a pais/encarregados de educação, subordinada ao tema “Como motivar o meu filho/educando para estudar?”. Esta iniciativa teve como objetivo sensibilizar a família para a necessidade de supervisionar o desempenho escolar dos seus educandos. Contámos com a presença das psicólogas Susana Santiago e Tânia Ricardo que tornaram possível um momento de reflexão e partilha, inerente à temática e, também, à importância da comunicação em família. Os alunos do Curso Profissional de Restaurante Bar presentearam os presentes com um “tea break”.

O AESCD e a Biblioteca Escolar agradecem a todos a sua presença e o interesse demonstrado.