Dia da Criança - Atividades

O Dia da Criança foi, neste final de ano letivo, comemorado em todos os Centros Escolares do Agrupamento. Não se pode deixar de assinalar e agradecer o envolvimento de toda a comunidade educativa para o êxito desta iniciativa.











Centro Escolar Norte
(clica na imagem para acederes à planificação)

Cumpre à Biblioteca agradecer a colaboração da D. Graça, Assistente Operacional deste Centro Escolar, que colocou a sua arte ao serviço desta atividade, mostrando aqui as telas que construiu e que estão patentes à vista de quem deseja apreciá-las.




Também a D. Graça dinamizou um workshop para oito alunos do 1º CEB no qual se pintaram casinhas a partir de pedras de calçada em forma de paralelepípedo.


E, enquanto uma turmas viam filmes na Biblioteca...


Outras ilustravam histórias e faziam estampagens no lado de fora da mesma...





De resto, toda a escola esteve decorada para este dia especial.




O(a)s Professore(a)s e Educadoras, com os seus meninos, expuseram o que os seus meninos responderam à questão "Ser Criança é...".



Por último, já na parte da tarde, todas as crianças cuidaram das plantas que, desde há semanas tinham trazido de suas casas, regado diariamente, de modo a conservá-las bonitas e viçosas para as levarem, de novo, no final do ano.



Para acabar este excelente dia, as crianças tiveram duas surpresas muito agradáveis: uma largada de balões com mensagens que as crianças escreveram e uma sessão de Zumba.









CENTRO ESCOLAR SUL

                                   (clica na imagem para acederes à planificação)

Também neste Centro o Dia da Criança foi comemorado, sendo que tal só foi possível com a boa vontade e colaboração das Assistentes Operacionais, nomeadamente a D. Teresa Matos (essencialmente o seu marido), a quem a Biblioteca endereça o seu reconhecido agradecimento. Desta colaboração saiu o bonito painel que se colocou à entrada deste Centro.



Logo de manhã, os meninos assistiram a uma sessão feita por uma contadora de histórias que se serviu das bonecas artesanais tradicionalmente executados em S. João de Areias.



Seguiu-se uma Sessão de Zumba, muito participada e animada como se pode testemunhar pelas imagens.





Finalizou-se a manhã e iniciou-se a tarde com a atenção que as crianças dedicaram às plantas que , desde há semanas tinham trazido de suas casas, regado diariamente, de modo a conservá-las bonitas e viçosas para as levarem, de novo, no final do ano.




O resto da tarde foi dedicado à visualização de filmes na sala de aula, enquanto aguardavam pela sua vez para se deslocarem à parte exterior da Biblioteca onde os esperava uma sessão de estampagens e ilustrações de histórias.






Por último, de notar que este Centro estava muito alegre com a decoração dedicada a este dia. À entrada de cada sala de aula, também, os Professores e Educadoras colocaram, como resultado do trabalho com os seus alunos, a resposta, em forma de flor, à grande questão: "Ser criança é...". 













Centro Escolar Centro

(clique na imagem para ver o cronograma das atividades)

Também neste Centro Escolar os meninos ao longo do dia ilustraram, comeram, jogaram, escreveram e sobretudo brincaram e divertiram-se neste dia tão especial para eles. Docentes, assistentes operacionais, pais, escuteiros, alunos do Universidade Sénior, União de Freguesias de Santa Comba Dão e Couto de Mosteiros e equipa da Biblioteca Escolar foram  os responsáveis pelas atividades dinamizadas. A todos o nosso muito obrigado.
Aqui deixamos algumas dessas imagens:

Painel da Entrada do Centro Escolar


Guloseimas criadas nas salas de aula pelas turmas




Uma planta para a minha escola


 Jogos tradicionais com os Escuteiros

Teatro de fantoches



Zumba


  Estampagem de camisolas



Ilustração dos Direitos das Crianças

















Criação de marcadores














Ilustração de contos tradicionais




Criação de murais "Ser Criança é..."






Confeção do bolo de chocolate na caneca







EDUCAÇÃO ESPECIAL