Amostras para Ler+ - mais uma atividade online com êxito

(clicar na imagem para aceder ao blogue)


Iniciada no início deste ano letivo, há a referir a atividade online "Amostras para Ler+.
Envolve uma turma representativa de cada ano de escolaridade de todo o Agrupamento, desde o 1º ao 6º anos.
Tem contado com a colaboração, sempre pronta, de todos os professores envolvidos que, com a biblioteca, têm procurado aumentar a adesão dos alunos à leitura.
Nesta atividade, os alunos levam, para leitura autónoma domiciliária, um de dois livros propostos, sendo que, na sessão presencial quinzenal em que os mesmos são apresentados, cabe ao PB ler uma amostra de cada um, cuidadosamente escolhida para provocar nos alunos leitores a curiosidade e necessidade de ler o resto. Depois de cada sessão, cada aluno escreve um breve comentário sobre a amostra recentemente escutada, que, prontamente, é publicado no blogue criado para o efeito.
A última sessão deste período ficou reservada para a gravação de uma conversa sobre todas as leituras feitas neste trimestre.
Tem sido um percurso muito útil e diferenciador das atividades de promoção da leitura que tem envolvido, seriamente, dezenas de alunos e seus professores e que é, garantidamente, uma forma de desencadear a despenalização dos livros que tanto tem sido responsável pelo afastamento precoce de muitos alunos daquele que é um instrumento fundamental de cidadania.