Science on Stage Europe

Apresentamos mais dois projetos em que a Biblioteca Escolar é parceira.

No dia 3 de Maio de 2014, decorreu em Cascais, na Casa das Histórias Paula Rego, o evento nacional de pré seleção para o Festival Europeu 2015 Science on Stage, em Londres.
O Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão (AESCD) – Escola Secundária/3 de Santa Comba Dão esteve representado com dois projetos: o projeto Math Birds, coordenado pelos professores de Matemática Valter Roque (AESCD) e Zaida Roque (Agrupamento de Escolas Cândido de Figueiredo – Escola Secundária/3 de Molelos – Tondela) e o projeto A Física das Comunicações, coordenado pelos professores de Física e Química José António Rodrigues (AESCD) e Luís Carreiró (Agrupamento de Escolas de Nelas).


Estes dois projetos (num total de sete) foram selecionados para representar Portugal no Festival Science on Stage Europe, que se realiza entre os dias 17 e 20 de junho de 2015, em Londres.
O projeto Math Birds foi desenvolvido com o objetivo de valorizar a disciplina, reforçando a sua atualidade e pertinência junto dos estudantes. Neste sentido, foi idealizado um centro de recursos próprio, que permita aos alunos realizarem múltiplas atividades de aprendizagem, assumindo um papel de investigadores. Os recursos são caracterizados pela definição de objetivos de aprendizagem específicos e pela criação de material que os sustente, sendo previlegiada a utilização da tecnologia. O nome - Math Birds - foi inspirado numa atividade de modelação matemática implementada numa turma do 10º ano, onde duas alunas resolveram modelar matematicamente a trajetória dum pássaro do conhecido jogo Angry Birds.
O projeto  A Física das Comunicações, consiste num conjunto de experiências, utilizando materiais de baixo custo, que permitem explicar fenómenos relacionados com as comunicações a longas distâncias. A evolução histórica dos conceitos foi uma das inspirações para desenvolver este projeto, sendo a patente de Bell do telefone e a experiência de Hertz, que demonstra como se podem gerar ondas electromagnéticas, duas das experiências mais emblemáticas do projeto.
O Science on Stage Europe - Rede Europeia para o ensino das Ciências - é uma iniciativa europeia destinada a incentivar os professores de toda a Europa para partilhar as melhores práticas no ensino de ciências.
O ensino da ciência inovador e inspirador é visto como um elemento-chave para atrair os jovens para lidar com questões científicas, quer escolham ou não uma carreira profissional em ciência. Assim, Science on Stage visa estimular o interesse dos jovens através dos seus professores, que desempenham um papel fundamental para reverter a tendência de queda do interesse pela ciência e pela investigação científica atual.
Science on Stage visa facilitar o intercâmbio de boas práticas e ideias inovadoras entre os professores de ciências da Europa e fornecer uma plataforma ampla de debate entre educadores, administradores e políticos sobre os principais problemas no ensino das ciências atualmente. Destina-se a professores e alunos das escolas básicas e secundárias da Europa. O objetivo é fortalecer a consciencialização e o interesse dos jovens pela ciência e tecnologia, aumentando a atratividade de aulas de ciências através da promoção de ideias inovadoras e interessantes.
De 2000 a 2008, os Festivais Science on Stage foram apoiados pelo EIROforum (parceria de organizações intergovernamentais de investigação) e pela Comissão Europeia. Os países participantes declararam a sua vontade de continuar as atividades na Declaração de Berlim de 2008 e fizeram-no sob a orientação do Science on Stage Alemanha. Em novembro de 2011, os representantes dos países participantes fundaram a associação sem fins lucrativos Science on Stage Europe, que está registada em Berlim e é reconhecida pela lei alemã.
O programa português do Science on Stage foi coordenado pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica. Desde 2013 até ao presente, encontra-se representado em Portugal numa colaboração NUCLIO – Núcleo Interativo de Astronomia e Planetário Calouste Gulbenkian – Centro de Ciência Viva.
Sob o tema Illuminating Science Education, cerca de 350 professores do ensino básico e secundário de toda a Europa vão apresentar as suas ideias mais inovadoras de ensino para a ciência, tecnologia e educação matemática em stand, workshops, seminários e apresentações.
Science on Stage no Reino Unido (SonSUK) vai sediar o Festival, no People’s Palace na Queen Mary, Universidade de Londres, no coração da vibrante East End de Londres.
Ao longo do ano de 2014 estão a ser selecionados todos os participantes desta edição através de eventos a nível nacional nos 27 países membros. Cada Comité de Coordenação Nacional (NSC) é responsável pela organização e seleção de propostas.
O festival dá a oportunidade de apresentar as melhores práticas e ideias para a educação científica e para inspirar os colegas. Desta forma, exemplos de boas práticas serão espalhados por toda a Europa.
As atividades de acompanhamento (follow-up activities) após o evento são organizados em toda a Europa pelas Comissões Nacionais de Science on Stage, a fim de difundir os resultados e encorajar e inspirar os professores em cada país de origem.