40 anos do 25 de Abril comemorados nas Bibliotecas Escolares

Diz-se que foi uma revolução porque a política do nosso País se alterou completamente. Mas como não houve a violência habitual das revoluções (manchada de sangue inocente), o povo ofereceu flores (cravos) aos militares que os puseram nos canos das armas. Em vez de balas, que matam, havia flores por todo o lado, significando o renascer da vida e a mudança!



“No dia 25 de Abril, os soldados saíram à rua para acabar com a ditadura e com a guerra. E conseguiram, sem disparar tiros. Uma Florista de Lisboa, na rua, pôs um cravo vermelho no cano de uma metralhadora. Outra fez o mesmo. E muitas outras. Sem saberem, fizeram com que esta flor ficasse para sempre ligada à liberdade.” (Simões, 2011:17)
 (imagem disponível em http://clubedospensadores.blogspot.pt)

E tu, já ouviste falar no 25 de Abril de 1974,  mas com certeza não conheces as vivências da época tal como os teus pais, avós e vizinhos que a viveram. Sabias que o golpe de estado do 25 de Abril de 1974 ficou conhecido para sempre como a “Revolução dos Cravos”?


Nas Bibliotecas Escolares da Escola E. B. 2, 3 (em parceria e em cumprimento do PAA do Grupo de História e Geografia de Portugal)  e da Escola Secundária (em parceria com o Grupo de História), encontram-se duas exposições intitulada "À descoberta da História na Biblioteca Escolar - 25 de abril", onde estão expostos cartazes, fotografias, a biografia de Zeca Afonso, poesias da liberdade, postais, cartoons e muros da revolução, testemunhos da guerra colonial, mobiliário, decoração e livros relativos ao ensino no tempo do Estado Novo, vestuário da Mocidade Portuguesa, jornais coevos do 25 de abril. Também poderás ver filmes relacionados com esta época.
   Também a Biblioteca Municipal, através da Rede de Bibliotecas de Santa Comba Dão, se associa a esta comemoração através da deslocação de alunos do 9ºAno e 12ºD a uma exposição/atividade patente neste espaço.

Mostram-se algumas fotografias relativas à E.B. 2, 3:







Fotos relativas à exposição na Escola Secundária/3: