A revolução de 1640 (1 de dezembro)

O cardeal D. Henrique, tio-avô de D. Sebastião, reinava em Portugal em 1580. Com não tinha sucessor, ao morrer quem tinha mais direito ao trono segundo as leis monárquicas era Filipe II de Espanha, neto do antigo rei português D. Manuel I. Portugal ficou, pois, ligado à Espanha, Passados 60 anos, a 1 de Dezembro de 1649, os portugueses revoltaram-se. Um grupo de conspiradores foi ao Paço da Ribeira, o palácio real de Lisboa e, com a multidão a aplaudir, atirou da janela Miguel de Vasconcelos, que governava ao serviço dos espanhóis. Foi coroado rei o duque de Bragança, com o nome de D. João IV. Seguiu-se uma longa guerra, a da Restauração. Só em 1668, a Espanha reconheceu a independência de Portugal (que teve ajuda da Inglaterra e da França, interessadas em enfraquecer a Espanha, então muito mais poderosa).

Para sinalizar esta efeméride a Biblioteca Escolar da Escola Secundária e os docentes do Grupo de História propõem aos alunos aprender História de uma forma divertida, descobrindo na seguinte imagem 10 erros. Para isso deverão pedir na receção da BE uma folha de resposta aos 10 erros encontrados, preencher e entregar e logo veremos o que acontece... 
 


   Também na Escola Básica 2, 3 esta data foi assinalada com vista a desenvolver nos alunos hábitos de pesquisa, de tratamento da informação e comunicação, assim como divulgar aspetos da história nacional e, também, sensibilizar para a preservação da memória coletiva de um povo. 
   Para tanto, na Biblioteca, fez-se uma exposição de artefactos de época e de trabalhos dos alunos numa iniciativa conjunta dos docentes de HGP e da BE.