25 de abril comemorado nas bibliotecas

Em cumprimento do Plano Anual de Atividades do Grupo de Recrutamento de História e Geografia de Portugal, comemorou-se, na semana de 22 a 26 de abril, a data histórica do 25 de abril.
A Biblioteca Escolar foi o repositório dos trabalhos dos alunos do 6º ano feitos nas semanas anteriores que configuraram uma exposição alusiva a esta data à qual se acrescentou o conjunto de cartazes, roteiros históricos e cópias dos jornais da época oriundas da Associação 25 de abril.
No dia 24, as turmas do 6º ano assistiram, em duas sessões, a uma palestra relacionada com a Guerra Colonial dinamizada por António Ferraz e José Afonso, ex–combatentes e sócios da Associação de Ex-Combatentes do Ultramar de Tondela.
Foi esta Associação que pôs ao dispor dos professores e da biblioteca escolar um conjunto de artefactos utilizados na guerra de África e que são pertença desta instituição estando nela patentes em exposição permanente.







Na BE da ES decorreu uma pequena exposição sobe o 25 de abril, para assinalar esta data tão importante da história de Portugal. Esta data celebra a revolta dos militares que em 25 de abril de 1974 levaram a cabo um golpe de estado militar, pondo fim a um regime ditatorial do Estado Novo, liderado por António Oliveira Salazar, que governava desde 1933.
Após a revolução foi criada a Junta de Salvação Nacional que nomeou António de Spínola como Presidente da República e Adelino da Palma Carlos como Primeiro-ministro.
Os dois anos seguintes foram de grande agitação social, período que ficou conhecido por PREC (Processo Revolucionário em Curso).

Desta forma o dia 25 de abril é conhecido como o Dia da Liberdade.