Internet Segura

A Internet como fonte de informação

Antes de haver Internet, as grandes concentrações de informação encontravam-se quase em exclusivo nos livros, revistas e publicações em geral, que, por razões logísticas, são de acesso e consulta mais limitada. Uma limitação óbvia é o facto de não serem pesquisáveis de forma automática. Com o aparecimento de desenvolvimento da Internet, há que saber tirar partido das suas potencialidades, uma vez que o volume da informação disponibilizada é crescente e a sua qualidade muito variável. O maior desafio não é encontrar informação, é saber selecioná-la! Nem tudo o que existe na Internet é cientificamente correto, credível ou atual. 

Navegar pela Internet implica alguns riscos, tanto para ti como para o computador. Convém por isso tomar alguns cuidados para usufruíres de uma navegação segura e desfrutares de bom o que a Internet te pode proporcionar.

Nas Bibliotecas Escolares do Agrupamento ao longo do mês de Fevereiro, irão decorrer várias atividades com recurso aos materiais dos sites 

         

Dos recursos apresentados destacamos os seguintes vídeos:

Did you seesomething weird on the Internet?: Vídeo que ilustra a reação de uma criança perante uma situação estranha na Internet e a importância do papel do encarregado de educação perante este cenário.

Be sure You know: Vídeo que alerta para os perigos da comunicação na Internet com pessoas desconhecidas.

"Minuto Seguro", um conjunto de 40 vídeos de cerca de um minuto cada sobre os temas da segurança na Internet.

Everyone Knows Sarah: Vídeo que alerta para os riscos de disponibilizar imagens pessoais na Internet.

Pensa antes de publicar!: Cuidado com os dados pessoais...

Children see children do: Um vídeo que retrata o comportamento dos filhos como espelho do comportamento dos pais.


Jogos e um quiz (para menores de 12 anos, outro para maiores de 12 e um terceiro para pais, professores/educadores) para praticares os teus conhecimentos. Para isso basta clicares nos seguintes links:






Além dos jogos, deixamos uma pequena ajuda para evitar spyware, da autoria da Microsoft:


Também disponibilizamos:

Uma brochura criada pela Procuradoria Geral da Republica


Um Booklet criado pela Google

Um ebook criado pela EDUMEDIA