aLer+ 2027

 
aLer+ 2027 - Plano de Ação AESCD 2017-2019


Tu podes vencer! Ler e escrever+. Pensar++


Com um caminho já percorrido, este Agrupamento de escolas (AESCD) integra-se em mais uma fase aLer+, sendo que, desta vez, os promotores de ambientes de leitura transpõem os muros das escolas, da biblioteca municipal, procurando criar ramos de sinergias com outros agrupamentos, com pessoas singulares ou coletivas do município, num abraço conjunto que propicie horizontes comuns e sucessos partilhados.
Por conseguinte, a elaboração deste plano de ação é entendida como a consolidação de práticas já instituídas no Agrupamento, sendo transversal, do ensino Pré-Escolar ao Secundário, contando com a abertura a estratégias que qualifiquem o nosso programa de promoção da leitura e formação de leitores alargando-o à formação na escrita. Não basta sermos empenhados e solidários, é preciso que os outros percebam a importância dos atos e sejam recetivos à mudança.

Neste sentido, pretende-se não apenas criar e concretizar atividades de leitura e escrita, mas comprometer e responsabilizar os intervenientes na reflexão entre a taxa de esforço, os meios e os resultados práticos, fomentando a autocrítica, com vista à mudança de atitudes e valores.

Encontra-se, assim, orientado, conforme as ações que privilegiamos, para a dimensão de cidadania e partilha de saberes e ainda do saber fazer com a leitura e, para além dela, a escrita, elevando os níveis de autonomia e criatividade dos nossos alunos. Nesta perspetiva, este desafio é bem-vindo e constituirá seguramente um apoio especializado de combate ao insucesso funcional, promovendo o desenvolvimento cultural e a coesão social na nossa comunidade.





Atividade - Correspondência de afetos
Os afetos potenciam, no ser humano, o revelar dos seus sentimentos em relação a outros seres, criando laços de amizade. O desenvolvimento de uma criança depende não só da sua capacidade intelectual, mas também do meio ambiente que condiciona a sua evolução, permitindo ou impedindo o desenvolvimento de diversas capacidades, tais como a afetividade. E porque os laços criados pela afetividade não são apenas baseados em sentimentos, mas também em atitudes, pretendemos dinamizar esta atividade para promover a partilha dos conhecimentos, alargar os horizontes culturais dos alunos e das comunidades em que se inserem e enriquecer as aprendizagens através da criação de projetos intraescolares e interescolares em que a competência Leitora e a proficiência da escrita sejam valorizadas.

Objetivos
Proporcionar aos participantes momentos agradáveis de prática de escrita.
Envolver os participantes locais no estudo e divulgação do património das suas regiões aumentando o sentimento de pertença à sua comunidade de residência.
Criar redes dinâmicas e sustentadas em práticas educativas promotoras da partilha de recursos e de saberes.


Atividade - Padrinhos da leitura 
A leitura é um bem essencial e indispensável a todos os cidadãos. Para aprender e dominar as competências leitoras é preciso esforço e persistência, podendo muitas das dificuldades ou falta de oportunidades das crianças/jovens para a exercitar e adquirir o gosto pela leitura, serem ultrapassadas através de um acompanhamento e apoio mais pessoalizado/personalizados. Apostar na implementação de uma rede concelhia de mediadores de leitura - padrinhos da leitura, através da sua vinda regular aos locais de leitura, promovendo e estimulando o gosto pelos livros e o prazer de os ler, contribuindo para uma melhor prática da leitura e descodificação do código escrito e bem assim da mensagem, mas também do desenvolvimento da literacia, influenciará simultaneamente, para elevar os resultados da aprendizagem dos alunos.

Os padrinhos serão pessoas que disponibilizarão generosamente algum do seu tempo para estes objetivos, sendo uma forma de envolvimento cívico que ajudará ao desenvolvimento educativo e cultural das novas gerações, o que reforça o anteriormente referido” não basta sermos empenhados e solidários, é preciso que os outros percebam a importância dos atos e sejam recetivos à mudança”.

Objetivos
Promover a leitura ativa e a partilha de saberes, criando laços através do conhecimento.
Proporcionar a colaboração das famílias em atividades de promoção da leitura
Reforçar a visibilidade e presença da leitura nas famílias.
Sensibilizar os Pais/ Encarregados de Educação para a sua participação nas atividades de leitura.
Criar vínculos dinâmicos e sequências de aprendizagem entre os alunos do AESCD e a população sénior/avós.
Favorecer os hábitos de leitura em toda a comunidade, reforçando-os no contexto educativo e formativo, com vista à aprendizagem ao longo da vida.

Atividade - Oficinas de (para) Escrit@s
A escrita tem vindo a ser um dos domínios em que os alunos têm revelado cada vez mais dificuldades, daí a integração neste plano, pensando o seu treino através da modalidade de oficinas (in) formativas. Terão como objetivo principal ajudar a minimizar os desafios que hoje se colocam com a emergência do digital e a ausência, em muitas situações, das capacidades essenciais basilares de leitura e escrita. Assim, foram desenhadas atividades que, através de estratégias diversificadas e de uma forma lúdica, contribuam para desenvolver a criatividade utilizando a língua portuguesa, ampliando o património lexical de cada um. As Oficinas de (para) Escrit@s desenvolver-se-ão em duas vertentes: formativa e de escrita.

Objetivos
Ampliar a capacidade de diálogo/desenvolver competências da comunicação oral e escrita dos alunos.
Estimular a criatividade, a imaginação e a sensibilidade, usando técnicas individuais e de trabalho conjunto.
Desenvolver práticas sociais e lúdicas de leitura e escrita.
Desenvolver habilidades de apropriação do sistema de escrita e reescrita de textos, dentro de um contexto significativo.
Promover a leitura, através do reconhecimento da língua como instrumento de comunicação, reflexão e objeto estético.
Implicar os docentes na criação e experimentação de técnicas e estratégias facilitadoras da leitura/escrita.