Esta atividade consiste em trabalhar com os alunos a necessidade de compreender as imagens através da descodificação dos seus sentidos.
Esta necessidade torna-se premente numa época em que a escrita e a imagem estão tão intrinsecamente associadas.
Trata-se, afinal, de desenvolver nos alunos a multiliteracia.
Começa-se esta atividade com duas imagens...
Imagem 1
Imagem 2
ILUSÕES DE ÓTICA
Há imagem que nos enganam à primeira vista. É preciso olhar para elas com mais atenção.
Imagem 3
Quantos animais consegues contar nesta imagem?
Imagem 4
Quantos desenhos vês aqui? Consegues descrevê-los?
Imagem 5
Que animal(ais) vês?
Imagem 6
Imagem a Imagem b
A imagem a e a imagem b são o mesmo desenho ou não? O que aconteceu? Que animal(ais) vês nelas?
Que imagens vês neste desenho?
Imagem 8
E neste? Que imagens vês?
Imagem 9
Consegues ler a mensagem que está escrita?
Ao longo das sessões, nos vários ciclos de ensino, foram-se registando as impressões dos alunos.