Projeto “Pelo nosso planeta – TRAPS” - 3º/4º Anos do CES





  No âmbito da 14ª edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho - Ciência na Escola e do Programa "Escolas empreendedoras - 1º Ciclo - A aventura do Gaspar", a Biblioteca Escolar do Centro Escolar Sul, juntou-se ao Projeto“Pelo nosso planeta – TRAPS”, estimulando situações de aprendizagem em articulação com os professores nos conteúdos das áreas de Estudo do Meio, Inglês e Educação Musical.

Ações desenvolvidas e impactos esperados
- Sessão de apresentação, na BE, do projeto e suas fases: observação direta da existência anormal, no Centro Escolar do Sul, de uma comunidade de moscas e vespas velutinas; pesquisa, com os recursos da BE; recolha de matéria-prima (envolvimento das famílias); fermentação da fruta; construção e colocação de armadilhas; observação direta dos resultados; divulgação e estudo do impacto das ações na comunidade.
- Sessão de pesquisa de informação sobre insetos – mosca e vespa velutina -, fermentação da fruta, armadilhas para insetos utilizando todos os meios de acesso à informação existentes na BE,em articulação com as docentes das turmas na disciplina de Estudo do Meio - “Plantas, insetos, animais/ estudo de insetos/ comparar e classificar plantas (raiz, caule, folhas, reprodução, crescimento) / utilidade das plantas/ a importância da polinização no planeta”.Produção de textos sobre a informação recolhida (Clicar AQUI para aceder ao documento).


Aceder ao produto da pesquisa, clicando aqui.

- Sessão em articulação com a docente de Inglês – tradução dos textos produzidos para a língua inglesa, utilizando os dicionários, nos seus vários suportes, existentes na BE (Clicar AQUI para aceder ao documento).

Aceder ao produto desta tarefa, clicando aqui.

- Sessão em articulação com o docente de Educação Musical – os alunos, sentados em grupos, consultam sites e os livros de música existentes na BE. Ser-lhes-á fornecido, também, o conjunto de CDA acompanhantes dos livros e revistas, de modo a poder influenciar-se na criação de um Hino deste Projeto. O Hino produzido foi gravado em podcast:

  
                          Versão cantada                           Versão instrumental

Como produto final a apresentar a concurso e à comunidade realizou-se um filme.