25 NOVEMBRO - DIA PARA A ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA SOBRE A MULHER




Os alunos de EMRC foram uma vez mais desafiados a propor à comunidade escolar uma reflexão sobre este flagelo social que é transversal a todos os estratos sociais e não escolhe momentos ou alturas da vida.

Tendo começado por um mannequin challeng, dinamizaram depois uma série de atividades: realização de marcadores de página, distribuição de laços roxos (simbolizando as marcas físicas da violência), construção de uma cena de violência intitulada "Não sejas um espectador - participa".

Por fim assistiram a uma palestra sobre a temática. Conscientes de que se trata de um problema que não tem início ao sair da Igreja ou do Cartório os alunos propuseram-se escutar uma técnica do NAVVD-DV (Núcleo de Apoio à Vítima de Violência Doméstica - Distrito de Viseu que nos trouxe uma visão bem real do que é esta realidade e alertou para comportamentos ainda no namoro que são evidenciadores de potenciais e futuros agressores.

Abordou-se ainda a dificuldade por parte das vítimas em denunciar o agressor devido a uma série de fatores que vão da vergonha, ao medo passando também pela dependência emocional da vítima em relação ao agressor. É uma atitude que apesar de pouco compreensível é normal tendo em conta muitas vezes a fragilidade emocional na qual se encontra a vítima.