Projeto "Pequenos Cientistas"

  Dizer aos alunos - “Hoje vão todos ser pequenos cientistas” - é, sem dúvida, um pequeno passo para lhes captarmos a atenção e motivá-los para uma participação (a)efetiva nas atividades a desenvolver. Se a isto aliarmos um toque de “magia” e espetacularidade nas atividades desenvolvidas, garantimos logo algum sucesso nos objetivos a que nos propusemos. 
  Fazendo parte do Plano Anual de Atividades da BE, foi desenvolvida, nos três Centros Escolares do nosso Agrupamento, nas turmas do 4º ano de escolaridade e na EB 2, 3 - 5º/ 6º anos - a atividade “Pequenos Cientistas – somos todos nós”. Foram realizadas várias atividades experimentais – “ A água que cresce”; “Buracos na mão sem dor”; “A água que se zanga”; “Água que vira setas”; “E a matemática – sabes contar?”
  Os principais objectivos das actividades desenvolvidas foram tentar capacitar os alunos da importância de observar atentamente o mundo que os rodeia, questionando-se sempre que os factos observados lhes parecessem algo inexplicáveis, investigando e tentando dar respostas às suas dúvidas. Pretendeu-se ainda que adquirissem o gosto pela ciência e pela experimentação. No final da sessão, em cada turma, foi entregue a todos os aluno uma “medalha” em cartolina, elaborada previamente.
   A dinamização destas atividades esteve a cargo da prof. Edite Santos.




CENTROS








EB 2, 3