ESCOLA DE PAIS - "O meu filho não gosta de ler! Que posso eu fazer?"



  No dia 16 de março, das 19.00 até às 21.00 horas, decorreu, no auditório da Escola Secundária de Sta. Comba Dão, a terceira sessão integrada no programa "Escola de Pais", promovida pelo Agrupamento de Escolas.
  Desta vez, o tema foi "O meu filho não gosta de ler! Que posso eu fazer?", sendo o dinamizador um dos professores bibliotecários do Agrupamento.
   No decorrer da palestra, foram dados a conhecer aos pais e encarregados de educação presentes um conjunto de livros e de estratégias de promoção da leitura em ambiente familiar.
   Do conjunto destas estratégias, e após o debate sempre presente, as principais conclusões prenderam-se com as certezas incontornáveis de que não se nasce leitor, pelo que a aquisição deste gosto é resultado, essencialmente, de um ato educativo, apesar de haver uma grande percentagem de predisposição genética.
   A convivência precoce e continuada de atos de leitura e de livros em ambiente familiar potenciam a criação de leitores. A garantia do resultado desta postura facilitadora da criação de leitores para a vida não garante, no entanto, a fidelização para a leitura por parte dos nossos filhos porque esta, como ato solitário, acompanha outras posturas de comportamento como, por exemplo, a serenidade, a tolerância pelo facto de podermos estar sós, um determinado nível de cultura...
   A leitura, incontornavelmente, cria boas pessoas e cidadão críticos e ativos. O contato precoce e permanente com o livro garante o sucesso escolar e profissional, sendo, em última análise, um forte instrumento de crescimento económico do nosso país.