Projeto Ciência na Escola - Fundação Ilídio Pinho

 Ciência da Escola (2015.2016)

O Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão venceu a primeira fase do concurso  “Ciência na Escola” da Fundação Ilídio Pinho com dois projetos “Terrários, um pedaço da natureza na nossa sala”, 2º escalão e “Saúde e bem-estar , sambucus-nigra” , 4º escalão que foram considerados Ideias de Mérito premiadas.
O projeto: “Terrários, um pedaço da natureza na nossa sala” está em fase de desenvolvimento no Centro Escolar Sul com a turma do 3ºano (da professora titular Leonor Perdigão) sob a coordenação da professora Isabel Horta e em articulação com a Biblioteca Escolar (com o professor José Cruchinho). Com este projeto, propõe-se criar terrários reproduzindo vários ecossistemas, à semelhança da biodiversidade do mundo natural e articular os produtos finais com as diferentes áreas curriculares. Os encarregados de educação, alunos e professores têm tido um empenho e uma grande dedicação para que este projeto alcance os objetivos, não só a nível curricular, mas também participar na mostra Final Nacional com sucesso.
O projeto “Saúde e Bem-estar, sambucus-nigra” conta com uma equipa de trabalho constituída pelos professores: João Pedro Pinto, Maria do Céu Alves e Isabel Horta, alunos das NEEs e alunos das turmas onde estes alunos estão integrados. Este projeto será desenvolvido na Escola Secundária/3 de Santa Comba Dão e tem como objetivo dar a conhecer o sabugueiro, estudá-lo e submetê-lo a testes científicos - por conseguinte, e numa perspetiva de empreendedorismo - preparar os nossos alunos para a vida ativa; identificar várias vertentes para a aplicação dos constituintes desta planta - folhas, flores e bagas - na gastronomia; em benefícios para a saúde; como corante natural; na expressão plástica; no laboratório para o estudo das partículas, entre outros. Estão previstas articulações e parcerias com a comunidade, empresas, laboratórios, escolas de ensino superior, entre outros.
O produto final será um xarope para a gripe, só à base de produtos naturais, que devido às propriedades da planta, traz grandes benefícios para a nossa saúde.
A Professora Isabel Horta
P1050083  P1050080 (1)  P1050079
P1130028
Estes projetos irão agora passar à 2ª fase de desenvolvimento.
Parabéns a todos os responsáveis e intervenientes!