Plano Nacional de Cinema



O Plano Nacional de Cinema (PNC) é uma iniciativa conjunta da Presidência do Conselho de Ministros, através do Gabinete de Sua Exª o Secretário de Estado da Cultura, e do Ministério da Educação e Ciência, pela Secretaria de Estado do Ensino Básico e Secundário. Será operacionalizado pelo Instituto de Cinema e Audiovisual (ICA), pela Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema e pela Direção Geral de Educação (DGE)

O PNC afirma‐se num quadro alargado de valorização da literacia para os media e de promoção do conhecimento de obras cinematográficas e audiovisuais, enquanto instrumentos de expressão e diversidade culturais, de afirmação da identidade nacional e da promoção da língua e da cultura portuguesas. Estando efetivamente previsto como um plano de literacia para o cinema e de divulgação de obras da produção cinematográfica nacional e mundial junto do público escolar, pretende despertar nos jovens e nas comunidades educativas o hábito de ver e valorizar o cinema enquanto arte e património cultura.

Objetivos Gerais:
Desenvolver a literacia fílmica;
Promover a criação de uma visão crítica sobre um instrumento de cultura e educação;
Possibilitar a interdisciplinaridade e a intertextualidade;
Educar para a cidadania e para o usufruto de uma forma coletiva;
Formar públicos para o cinema.

Conteúdos:
História, Estética e Linguagem do Cinema;
Géneros: animação, documentário e cinema de autor;
Relação entre o filme e as disciplinas.

A Equipa de Trabalho do Plano Nacional de Cinema

O Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão foi aceite como “Escola de Iniciação” ao Plano Nacional de Cinema, fazendo parte da equipa dinamizadora os professores Helena Madeira, Isabel Gomes, Elisabete Oliveira, Lurdes Campos, Ricardo Oliveira e a Professora Bibliotecária Ana Isabel Craveiro.

Quando os irmãos Lumière filmaram com o seu cinematógrafo a chegada de um comboio à estação de Ciotat, em 1895, provavelmente não sabiam que aquele episódio do quotidiano viria a ser o embrião não só de uma indústria mas de uma nova arte. É objetivo dos elementos da equipa dinamizadora do PNC no Agrupamento demonstrar a importância do cinema na formação cultural e social dos alunos e, como este recurso pode ser utilizado por professores, como complemento da aprendizagem.

“Num filme o que importa não é a realidade, mas o que dela possa extrair a imaginação”
Charles Chaplin