8 de Março - Dia Internacional da MULHER


PARABÉNS!!!

A equipa da BE não podia deixar passar este dia em claro, e homenageia todas as mulheres com este poema.





COMO TUDO COMEÇOU...

O dia 8 de março é, desde 1975, comemorado pela ONU como Dia Internacional da Mulher, para lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres. As lutas das mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto, aconteceram quase ao mesmo tempo em todo o mundo. Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve e ocuparam a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias foram fechadas na fábrica onde deflagrava um incêndio e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.


Em 1908, mais de 14 000 marcharam pelas ruas de Nova Iorque reivindicando o mesmo que as operárias no ano de 1857, assim como o direito de voto. Caminhavam com o slogan Pão e Rosas, em que o pão simbolizava a estabilidade económica e as rosas uma melhor qualidade de vida.

Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem aquelas mulheres, comemorar-se o 8 de Março como Dia Internacional da Mulher.

Dia da Mulher assinalado na BE da EB
(iniciativa conjunta das disciplinas de EF e EMRC | BE)