Pequenos cientistas na BE da EB

Dizer aos alunos - “Hoje vão todos ser pequenos cientistas” - é, sem dúvida, um pequeno passo para lhes captarmos a atenção e motivá-los a uma participação efetiva nas atividades a desenvolver. Se a isto alearmos um toque de “magia” e espetacularidade nas atividades desenvolvidas, garantimos logo algum sucesso nos objetivos a que nos propusemos. 
Assim, fazendo parte do Plano Anual de Atividades da BE, tem estado a ser desenvolvida, pela Prof. Edite Santos, na Escola E.B. 2,3, desde o mês de outubro, a atividade “Pequenos Cientistas – somos todos nós”. Todas as quartas-feiras, e de acordo com uma calendarização elaborada previamente, as turmas agendadas deslocam-se, com os respetivos docentes, à biblioteca. 
A atividade inicia-se com a exploração de um “powerpoint” elaborado para o efeito, pretendendo-se que os alunos entendam as várias fases do método científico e se capacitem da importância de observar atentamente o mundo que os rodeia, questionando-se sempre que os factos observados lhes pareçam algo inexplicáveis, investigando e tentando dar respostas às suas dúvidas. Pretende-se ainda que adquiram o gosto pela ciência e a experimentação. Parte-se, então, para a realização de quatro atividades experimentais com a colaboração dos alunos: “A água que cresce”; “As mãos com buracos invisíveis”; “A água seca” e “Água sólida super leve” . Em todas elas é lançado um desafio inicial em que os alunos tentam conjeturar sobre o resultado das actividades e feito um momento final de explicação dos factos observados.

Os alunos são ainda convidados a chegar a casa e realizar as actividades observadas, quer com os seus familiares, quer com os seus amigos., pois qualquer dos materiais que necessitam existe nas suas próprias habitações.   







No âmbito de uma prática já recorrente que consiste em as bibliotecas partilharem as suas boas práticas, esta atividade já foi levada a Tondela, primeiro ao Agrupamento de Escolas Cândido de Figueiredo, tendo como público as turmas do 1º ano (clicar AQUI para ver notícia) e, mais recentemente, para o público mais alargado da Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro (clicar AQUI para ver notícia).