Biblioteca Digital da Fundação Jorge Álvares

APRESENTAÇÃO PÚBLICA DA BIBLIOTECA DIGITAL FUNDAÇÃO JORGE ÁLVARES E DO LIVRO MISSÃO IMPOSSÍVEL
Com vista a fomentar o contacto das camadas mais jovens com a história, a cultura, os costumes e as tradições da China e de Macau a Fundação Jorge Álvares promoveu no duas iniciativas: o projeto Biblioteca Digital Fundação Jorge Álvares e a edição do livro Missão Impossível, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.
A apresentação aos professores bibliotecários teve lugar no auditório da Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa no dia 20 de maio de 2014, pelas 12h00.
A Biblioteca Digital Fundação Jorge Álvares foi produzida pelo CITI – Centro de Investigação para Tecnologias Interactivas da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, e constitui uma plataforma digital com recursos multimédia associados que integra livros da Escola Portuguesa de Macau sobre a história e cultura de Macau e da China.
Partindo de uma garrafa de porcelana azul e branca da China encomendada por Jorge Álvares em 1552, de que a Fundação é proprietária e pode ser vista no Museu do Centro Científico e Cultural de Macau, em Lisboa, as autoras desenvolvem no livro "Missão Impossível", destinado à mesma faixa etária da Biblioteca Digitaluma aventura em que ressalta a vida de Jorge Álvares no Oriente naquela época, os seus amigos bem como as lendas e os animais míticos chineses.


A biblioteca integra livros da Escola Portuguesa de Macau sobre a história e cultura de Macau e da China, cujos textos foram enriquecidos com animações, vídeos e aplicações interativas que contribuem para a experiência do utilizador e para consolidação do saber. Os utilizadores registados têm ainda acesso a um caderno digital, onde poderão recolher diferentes elementos (textos, vídeos, imagens) da biblioteca digital e acrescentar informação complementar. Neste momento estão disponíveis 23 livros em 3 coleções distintas (Tradições de Macau e da China, História de Macau e Como É Macau).