23 de Abril - Dia do Livro e dos Direitos de Autor

O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de abril. Trata-se de uma data simbólica para a literatura mundial - foi a 23 de abril de 1616 que faleceu Miguel de Cervantes e a 23 de Abril de 1899 nasceu Vladimir Nabokov. Também a 23 de abril nasceu e morreu William Shakespeare.

A ideia da comemoração teve origem na Catalunha: a 23 de Abril, dia de São Jorge, uma rosa é oferecida a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo. A data serve ainda para chamar a atenção para a importância do livro como bem cultural, essencial para o desenvolvimento da literacia e desenvolvimento económico.



Este ano o Cartaz português do do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor 2014, da autoria de Danuta Wojciechowska e Joana Paz. Quer este cartaz, quer os cartazes dos anos anteriores, podem ser descarregados na Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.

Também as Bibliotecas Escolares do Agrupamento não podiam passar este dia dedicado ao livro, para isso foram expostas várias frases sobre o livro e a leitura, os cuidados a ter com o livro e ao longo deste período será abordado o tema dos Direitos de Autor, ensinando e relembrando como fazer uma bibliografia, as citações de autor e as fontes utilizadas nas imagens nos trabalhos elaborados pelos alunos. Utilizar-se-à também  recurso "Verificador de direitos de autor" do REAtar (Recursos Educativos Abertos - RBE/BN).

Publish at Calameo or read more publications.

Exposição na Biblioteca Escolar da Escola Secundária/3